Vencedor do Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2017 - Voto Popular
Indicado ao Prêmio Ludopedia Jogo Expert do Ano 2017
Nos anos de 2400, a humanidade começa a terraformar o planeta Marte. Corporações gigantes, patrocinadas pelo Governo Mundial na Terra, iniciam grandes projetos para aumentar a temperatura, o nível de oxigênio e a cobertura do oceano até que o ambiente se torne habitável. Em Terraforming Mars você joga com uma dessas corporações e trabalha em conjunto no processo de terraformação, mas compete para obter pontos de vitória que são concedidos não só pela sua contribuição para a terraformação, mas também pelo avanço da infraestrutura humana ao longo dos sistemas solares, e faz também outras coisas louváveis.
Os jogadores adquirem cartas de projeto únicas (existem mais de 200 diferentes) adicionando-as à sua mão. Os projetos (cartas) podem representar qualquer coisa, desde a introdução de plantas ou animais, arremessar asteroides na superfície, construir cidades para a mineração das luas de Júpiter ou estabelecer indústrias de gás com efeito de estufa para aquecer a atmosfera. As cartas podem lhe dar bônus imediatos, bem como aumentar a sua produção de diferentes recursos. Muitas cartas também têm requerimentos e tornam-se jogáveis quando a temperatura, oxigênio ou a cobertura do oceano atingem um certo nível. Comprar cartas é muito caro, então há um equilíbrio entre a compra dessas cartas (3 mega créditos por carta) e realmente jogá-las (que pode custar qualquer coisa entre 0 e 41 mega créditos, dependendo do projeto).
Há também projetos padrão que estão sempre disponíveis para complementar suas cartas.
Sua renda básica, bem como a sua pontuação básica, são baseadas em sua classificação de terraformação (a partir de 20), que aumenta cada vez que você aumentar um dos parâmetros globais. No entanto, o seu rendimento é complementado com a sua produção e você também terá pontos de vitória de muitas outras fontes.
No tabuleiro de jogo você compete para obter os melhores lugares para seus tiles de cidade, tiles de oceano e tiles de vegetação. Você também compete por diferentes marcos e prêmios no valor de muitos pontos de vitória.
Cada rodada é chamada de geração e consiste nas seguintes fases:
1) mudança de ordem do Jogador
2) Fase de Pesquisa - todos os jogadores adquirem cartas das 4 abertas previamente.
3) Fase de Ação - os jogadores se revezam fazendo 1 ou 2 ações.
Ações: * jogar uma carta, * reivindicar marcos, * financiar um prêmio, * usar um projeto padrão, * converter uma planta em tiles de vegetação (e melhorar o oxigênio), * converter calor em um aumento de temperatura, e * usar a ação de uma carta em jogo.
A rodada continua até que todos os jogadores passem (não fazendo ações).
4) Fase de produção - onde você obtém recursos de acordo com sua classificação de terraformação e parâmetros de produção.
Quando o processo de terraformação é completado, o jogo termina depois da "geração", e são contados os pontos de vitória para ver quem ganhou.
Aviso sobre o Produto Imagem Meramente Ilustrativa
EDITORA
Meeple BR
CRIAÇÃO: Jacob Fryxelius
ARTE: Isaac Fryxelius
JOGADORES: 2 a 5
TEMPO: 180 min
IDADE: 12+
IDIOMA: Português
MECÂNICAS
Gestão de Mão, Colocação de Peças, Jogadores com Diferentes Habilidades, Seleção de Cartas, Colecionar Componentes
COMPONENTES
01 Livreto de regras
01 Tabuleiro de jogo
05 Tabuleiros de jogador
17 Cartas de corporações
208 Cartas de projetos
08 Cartas de referência
200 Marcadores de jogador (cubos plásticos transparentes, 5 cores)
200 Marcadores de recurso (cubos plásticos opacos de diferentes tamanhos, em dourado, prateado e cobre)
03 Marcadores para o tabuleiro de jogo (cubos plásticos grandes em branco)
09 Tiles de oceano
60 Tiles de vegetação/cidade
11 Tiles especiais
01 Marcador de primeiro jogador
SLEEVE
233 (63.5 mm X 88.0 mm)
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