Em Catan os jogadores tentam ser a força dominante na ilha de Catan, construindo estradas, vilas e cidades. Em cada turno, os dados são rolados para determinar quais recursos a ilha produz. Os jogadores coletam esses recursos - madeira, trigo, tijolo, ovelha ou pedra - para construir suas civilizações, chegar a 10 pontos de vitória e ganhar o jogo.
O jogo é composto por um tabuleiro modular em tiles hexagonais, cada uma mostrando um recurso ou o deserto, sendo que cada tile recebe um número. No início do jogo cada jogador coloca duas vilas e duas estradas nas interseções ou bordas dos tiles hexagonais.
Um turno consiste em rolar dados, coletar recurso com base nos resultados dos dados e nos números que estão em cada tile, negociar mercadorias (com porto, banco ou outros jogadores), construir estradas, vilas e cidades, e comprar e usar cartas de desenvolvimento. Se um 7 é rolado, o jogador ativo move o ladrão para um novo terreno e rouba uma carta de recurso de outro jogador que tenha alguma construção naquele terreno. Novas vilas e cidades aumentam a produção de matérias primas, que são negociadas, e a constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos. A todo momento surgem novas estradas, vilas e cidades.
Os pontos são acumulados pela construção de vilas e cidades, pela estrada mais longa, e o maior exército, reunindo-se determinadas cartas de desenvolvimento. Quando um jogador conseguiu acumular 10 pontos ele reivindica a vitória.
Catan ganhou vários prêmios e é um dos jogos mais populares da história recente devido à sua incrível capacidade de atrair tanto jogadores experientes quanto novos jogadores para o hobby. Aviso sobre o Produto Imagem Meramente Ilustrativa
EDITORA Grow
CRIAÇÃO: Klaus Teuber ARTE: Michael Menzel, Volkan Baga, +9
JOGADORES: 3 a 4 TEMPO: 90 IDADE: 10+ IDIOMA: Português
MECÂNICAS Gestão de Mão, Construção de Rotas, Negociação, Rolagem de Dados, Tabuleiro Modular
COMPONENTES 19 hexágonos de terrenos 06 peças de mar 18 marcadores numéricos circulares 95 cartas de recursos (19 de cada recurso: minério, trigo, madeira, ovelha, tijolo) 25 cartas de desenvolvimento (14 cartas de cavaleiro, 6 cartas de progresso [2 Invenção, 2 Monopólio e 2 Construção de Estradas], 5 cartas de pontos de vitória) 04 cartelas de custos de construção 02 cartelas especiais: "Maior Estrada" e "Maior Cavalaria" 16 cidades (4 de cada cor) 20 aldeias (5 de cada cor) 60 estradas (15 de cada cor) 02 dados 01 ladrão 01 manual de regras 01 almanaque
SLEEVE 120 (45.0 mm X 68.0 mm) |